Prato do Dia: Dados.

Como o mercado de alimentos está sobrevivendo e se transformando através da tecnologia e o quê podemos esperar em um futuro próximo.

Photo by Eaters Collective on Unsplash

"Dados são o novo petróleo" — você provavelmente já ouviu essa frase, que acabou viralizando através da capa da The Economist de Maio de 2017. Quase 4 anos depois, o mercado de alimentos começa a perceber a importância de dados em sua operação.

Que a pandemia do Covid-19 forçou muita gente a fazer o que não queria, nós sabemos, mas ela também forçou alguns a fazerem o que deveriam. A tal chamada revolução digital tem afetado mercados de maneiras diferentes e em tempos diferentes. Ao que se parece, chegou a vez do mercado de alimentos.

Mais do que nunca, é crítico para qualquer operação que lide com comida estabelecer sua métricas primárias (quais são os dados que mais impactam seu negócio) e saber com a maior acurácia possível quais são seu números de maneira organizada e digital.

O prato do dia hoje, são dados.

Tudo dentro do restaurante está conectado e conforme você conseguir unir as atividades, desde compras e porcionamento, até a venda de pratos e fidelidade de clientes, você terá uma visão melhor do seu negócio e trabalhar de maneira mais eficiente. Uma alteração em variáveis de uma ponta alterarão os resultados de outra ponta, por exemplo, se uma quantidade significativa de clientes são recorrentes, é possível ter uma estimativa sobre a saída de determinados pratos e, consequentemente, a compra de determinados insumos. Para isso, porém, é importante que se saibam quem são e o quê comem os clientes recorrentes.

Dentro da cozinha o impacto é ainda maior. Como o processo de compras, porcionamento e produção ainda é majoritariamente manual, uma visão mais centralizada em dados permite que você trabalhe de maneira mais eficiente, simples e inteligente.

No futuro breve, as principais atividades de cozinhas, bares e restaurantes que adotarão e tratarão dados serão:

A cozinha é o coração de qualquer operação que lide com comida. Por isso, a utilização de dados nas atividades de estoque, preparo e produção é extremamente importante. Quanto mais dados você tiver em relação a estas atividades, mais correta será sua avaliação de eficiência de compras, desperdício, utilização de alimentos e margens.

Fazer a ficha técnica de cada prato é importante — mas isso não é o suficiente se você não entende suas fichas técnicas em um contexto geral de preparo e produção. Utilizar dados em relação às margens brutas, líquidas, sazonalidade, desperdício e recorrência de pratos é essencial para que você saiba como otimizar suas compras, preparos e produção.

Como você vende? Quais canais você usa? Como estes canais compõe suas vendas? Entender seu canais de vendas é importante para que você não tome decisões genéricas e acabe perdendo ou deixando dinheiro na mesa.

Dados de performance e eficiência em diferentes canais de vendas podem te ajudar a entender quais canais trabalhar, como trabalhar e quais os perfis de clientes que devem ser foco de ações promocionais e ativações. Uma ação promocional ou ativação não traz nenhum benefício se você não entende estes dados.

Qualquer software ou plataforma que te oferece algum tipo de visibilidade financeira precisa ser fidedigno com a realidade. Se alguém vende um prato sem um acompanhamento, de nada adianta o software demonstrar a venda daquele acompanhamento. É importantíssimo que você possa avaliar corretamente a saúde financeira de sua operação e que você possa usar estes dados para tomar as decisões corretas para o seu negócio.

Tudo dentro de uma operação que lida com comida influencia financeiramente o conjunto. Por isso o seu software de inteligência financeira precisa entregar exatamente isso: inteligência. Dados financeiros influenciarão decisões em todas as frentes do negócio e investir em uma solução que te proporcione esse recurso é essencial.

O quê você vende? Para quem você vende? Quando você vende? Com qual recorrência você vende?

No final do dia comida é um serviço mais que um produto e você precisa entender seu cliente, suas vendas, como elas são distribuídas e como seus clientes se comportam para que você possa continuar crescendo, vendendo e ter sucesso em seu negócio.

Com uma competição cada vez maior através de aplicativos de delivery, dark kitchens e a fragmentação da oferta de comida, se você não conseguir fidelizar seu cliente, alguém vai. E você perderá sua venda. Ter estes dados faz toda a diferença.

A adoção de dados em operações de comida será gradual, mas não será lenta. E mais importante ainda, provavelmente será a diferença entre quem estiver lutando diariamente para apenas sobreviver e quem estiver trabalhando diariamente para ganhar dinheiro.

Lembrem-se. Dados são o prato do dia.

Comida simples e inteligente. Fique por dentro de novidades, lançamentos e tendências da Suflex e do mercado de alimentos! #semprecomfome

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store