Por quê Suflex?

Suflex
3 min readFeb 7, 2020

Quem somos e a que viemos.

Photo by stiven bravo on Unsplash

Responder essa pergunta no começo era muito difícil, nem nós sabíamos ao certo o que faríamos e como iríamos construir nosso sonho. Com tempo, paciência e muitas horas de conversas e reflexões, a tarefa ficou cada vez mais fácil e a resposta cada vez mais clara.

O Cenário Atual

Não é de hoje que o mercado de alimentos sofre com ineficiência, desperdícios, perdas e uma enorme carência por gestão profissional. Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 8 em cada 10 restaurantes fecham com menos de dois anos de vida. O número chama atenção. Cada restaurante fechado empregava pessoas, comprava de fornecedores e muitas vezes era a materialização do investimento de vida de seus idealizadores. Seu fechamento pode significar uma mudança muito pesada na qualidade de vida de seus colaboradores e sócios. Empregos, negócios, patrimônio, salários e investimentos se perdem.

Apesar de tudo, o mercado é imenso. Mesmo com tantos restaurantes fechando as portas todos os anos, o setor possui uma expansão anual de 10% e gera em torno de 450 mil oportunidades de emprego por ano, sendo 250 mil dessas oportunidades para garçons. Em 2018, a alimentação fora de casa (sem incluir delivery) movimentou R$ 205 bilhões e a indústria como um todo faturou mais de R$ 1 trilhão em 2018. Ainda, segundo a Cielo, em 2019 a receita de bares e restaurantes cresceu 3,2%. Números expressivos como estes não combinam com a maneira como muitos restaurantes e agentes do mercado ignoram investimento em gestão, em prol de distribuição de resultados, uma vez que as margens do mercado são tão baixas que a disponibilidade para reinvestimento no negócio é extremamente baixa.

Poucas vezes colocadas como prioridade, a profissionalização da gestão de restaurantes é a grande diferença entre restaurantes que duram e que encerram suas atividades com poucos anos de vida. Por vezes um restaurante oferece uma ótima comida, está em um bom ponto comercial, possui clientes fiéis e frequentes, porém carece de uma gestão profissionalizada. Pouquíssimos restaurantes sabem exatamente quais são suas margens, quanto custa cada prato, qual o lucro líquido de cada prato, qual o valor financeiro de seu estoque ou sua taxa média de descarte de produtos.

Se você conhece alguém que é dono ou trabalha em restaurante, pergunte.

Quem somos e a que viemos?

Abismados e profundamente interessados com os números do mercado e com as oportunidades que existem para inovação e empreendedorismo neste setor, decidimos estudar qual seria a melhor maneira de ajudar donos de restaurantes, colaboradores, fornecedores e o mercado como um todo.

Formada por pessoas que nasceram, viveram e vivem na cozinha, a Suflex tem suas raízes e preocupações alinhadas com as de nossos clientes e usuários. Nós não somos uma solução pensada do escritório para fora, somos uma solução que nasceu na cozinha, construída pelas mãos e pelas opiniões daqueles que utilizam nossas soluções diariamente.

Nascemos recentemente e estamos apenas começando nossa jornada no mercado de alimentos, buscando ajudar o mercado da melhor maneira que podemos. Nesta jornada, contamos com todos nossos investidores, colaboradores, clientes e usuários para caminharem conosco e transformar o mercado de alimentos.

Chegou a hora de elevar este setor de nossa economia e permitir que a gestão de restaurantes possa ser profissionalizada de maneira simples, eficiente e barata. Chegou a hora de menos restaurantes fecharem e mais restaurantes abrirem. Chegou a hora do setor de alimentos ser parâmetro não só em faturamento mas em gestão e profissionalização.

Um restaurante, como qualquer empresa, deve ter sua operação acompanhada de perto, evitando desperdícios, passivos e focando sempre no melhor resultado para seus colaboradores e sócios.

Queremos entregar isso por meio de soluções inteligentes e integradas que colocam nossos clientes no centro de cada processo, com foco na experiência do usuário. Criando uma comunidade de restaurantes, empreendedores no setor de alimentos, fornecedores e colaboradores seremos mais fortes juntos, trocando experiências, criando processos mais ágeis e eficientes e gerando mais resultado para todos. Queremos construir isso juntos.

O sucesso de vocês é o nosso sucesso.

Por quê Suflex? Porque acreditamos que o mercado de alimentos deve ser mais honesto, transparente e cada vez mais um ambiente melhor para trabalhar. Comida não é capricho, comida é coisa séria.

Escrito por João Mendes de Oliveira, co-fundador da Suflex.

--

--

Suflex

Comida simples e inteligente. Fique por dentro de novidades, lançamentos e tendências da Suflex e do mercado de alimentos! #semprecomfome